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Prevenção da obesidade infantil

Na prevenção da obesidade infantil tem que se seguir uma alimentação equilibrada e praticar atividade física. A obesidade infantil afeta cada vez mais crianças e, por isso, é importante a prevenção para evitar complicações na adolescência e na vida adulta.
A prevenção da obesidade infantil envolve:
  • Boa alimentação da grávida, que deve dar preferência ao consumo de alimentos com baixo teor de gordura e de açúcar, evitando, por isso, alimentos industrializados
  • Amamentação do bebê exclusiva com leite materno até os 6 meses de vida;
  • Dar preferência ao consumo de frutas, legumes e carnes magras quando o bebê começar a alimentar-se com alimentos sólidos;
  • Evitar dar às crianças até os 2 anos de idade doces e alimentos ricos em gordura para experimentar. Este cuidado é importante para que a criança aprenda a gostar de alimentos naturais, que são mais saudáveis e têm um sabor menos intenso do que os industrializados.
Para que a criança aprenda a comer de tudo, os pais poderão introduzir novos alimentos semanalmente e, se a criança não gostar ou não aparentar muito interesse por ele, depois de alguns dias, voltar a dar o mesmo alimento. Alguns pediatras defendem que os pais devem oferecer um alimento a uma criança por até 15 vezes mesmo que ela não goste e, assim, é possível que a criança passe a gostar daquele alimento.
Alimentos para prevenção da obesidade infantil:
Dar preferência a Evitar
Mingaus Refrigerante
Leite e iogurte Batata frita
Frutas cozidas ou assadas com canela ou cravo-da-índia Doces em geral
Água e sucos de fruta natural Frituras
Macarrão simples com vegetais, legumes cozidos ou carne magra Fast food
É aconselhado alimentar a criança de 3 em 3 horas, sempre com alimentos saudáveis. A pratica de atividade física adaptada para a idade é aconselhada.
O pediatra poderá indicar o tipo de alimentação que a criança pode ter de acordo com o seu peso, idade e desenvolvimento.

Prevenção da obesidade infantil na escola

Para a prevenção da obesidade infantil na escola é necessário que tenham mais opções saudáveis, como frutas, e menos opções de alimentos com muita gordura e açúcar. A disponibilidade de alimentos condiciona a escolha das crianças, por isso, é importante ter opções saudáveis, como fruta, iogurtes e pão e reduzir a disponibilidade de bolos, bolachas, refrigerantes e batatas fritas, por exemplo.
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