Blog

Quase metade dos brasileiros não sabe que o diabetes pode cegar, aponta pesquisa

Quase metade dos brasileiros não sabe que o diabetes pode cegar, aponta pesquisa

Cerca de 14 milhões de pessoas têm a doença no Brasil, mas muitos nunca nem ouviram falar nas complicações que podem causar perda de visão.

O diabetes atinge cerca de 14 milhões de brasileiros, ainda assim, quase metade da população desconhece que a doença pode causar cegueira nos pacientes. O levantamento foi feito pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV).

Foram entrevistadas quatro mil pessoas, sendo que 45% daquelas que não têm diabetes ou algum familiar com a doença desconhecem a relação do problema com a perda de visão. Já entre os diabéticos e parentes de pacientes, 57% nunca ouviram falar em retinopatia diabética (RD) e edema macular diabético (EDM), duas complicações que podem levar à cegueira.

Ambas são causadas pelo aumento do açúcar no sangue, resultado de um diabetes não controlado. A RD pode causar borrões e áreas escurecidas no campo de visão. Já o EDM afeta a região central da retina, que dá nitidez e foco às imagens, podendo gerar manchas na visão, distorção das imagens, fotofobia, diminuição do contraste e da visão de cores, além de alterações no campo de visão.

Tratamentos

Chefe do serviço de retina do Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Sérgio Pimentel explica que há vinte anos o único tratamento disponível para o edema macular diabético era um procedimento com laser, mas, hoje, já existe a possibilidade de injetar medicamentos diretamente no olho.

O especialista explica que o problema do laser é que ele não consegue reverter a perda de visão, apenas estabilizar. Já no caso da injeção, com um tratamento intensivo que costuma ocorrer por dois anos, é possível haver também ganho de visão.

Fonte: Saúde – iG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *