Blog

Dicas de Oftalmologia

Dicas de Oftalmologia

Não use colírio sem orientação médica

O colírio, independentemente do tipo, é um remédio. E nenhum remédio deve ser tomado sem que um médico oriente você a utilizá-lo. Ao sentir qualquer incômodo nos olhos, consulte o seu oftalmologista para descobrir qual é o problema. Se for necessário, ele irá recomendar um colírio específico para o seu caso.

Guarde seus óculos adequadamente

Os seus óculos vêm com uma caixa protetora que não deve ser descartada. Ela é o lugar ideal para armazená-los, mantendo-os livres de riscos. Estas caixas também são ótimas para se transportar os seus óculos de forma segura na bolsa ou em uma mala. Nem pense em deixá-los soltos nestas situações.

Use equipamentos de proteção

Se você realiza alguma atividade profissional ou de lazer que ofereça riscos a saúde ocular, nunca descarte o uso de equipamento de proteção para os olhos. Quem trabalha com marcenaria ou outros tipos de indústria precisa proteger os olhos contra faíscas e outros materiais. Certos esportes também podem oferecer riscos à visão, então lembre-se de utilizar a proteção adequada.

Proteja seus olhos do sol

Óculos de sol não são apenas artigos de moda e estilo. Eles possuem um papel muito importante: o de proteger os seus olhos contra os efeitos nocivos do sol. Exposição intensa aos raios UV podem impactar permanentemente a sua visão, gerando risco de catarata e degeneração macular. E mais: óculos de sol falsos não oferecem a proteção necessária.

Visite o oftalmologista regularmente

Em um dia, a sua saúde ocular pode estar excelente. No outro, esse quadro pode mudar bastante. A única maneira de ter um bom acompanhamento de saúde neste caso é realizando consultas regulares ao oftalmologista. O recomendado é pelo menos uma consulta ao ano para fins de prevenção de doenças graves, que só podem ser completamente revertidas se detectadas cedo.